Cultura e expressão artística - Educação pela Arte

Arte para desenvolver potenciais de crianças e adolescentes, a Fundação Raimundo Fagner desenvolve suas atividades pedagógicas através do Projeto Aprendendo com Arte.  O Projeto Aprendendo com Arte é uma proposta pautada na arte educação. Uma proposta que vê na arte um forte aliado na socialização das crianças e dos adolescentes.

A arte como elemento indutor da cidadania, da criação e construção de novos sentidos para a existência humana. Nesse foco, é do conhecimento de todos que as crianças e os adolescentes que vivenciam projetos de arte educação têm condições de desenvolver sua sensibilidade, percepção e imaginação, de encarar os desafios cotidianos de maneira criativa e prazerosa, atribuindo a sua vida novos significados. Ou seja, o Projeto Aprendendo com Arte é uma proposta de educação em arte que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética e se faz presente quotidianamente na vida das crianças e dos adolescentes através de oficinas de sensibilização nas diversas áreas artísticas, tendo na música, o foco principal de suas ações educativas.O Projeto Aprendendo com Arte tem trabalhado fortemente seus objetivos, visando o fortalecimento dos aspectos relacionados a educação formal, tendo como impacto o aumento da escolaridade dos educandos participantes do projeto e a diminuição dos índices de reprovação escolar,que desde 2009, foi reduzido a zero. Dessa forma, os jovens são estimulados a se prepararem para o ENEM e muitos encontram-se na Universidade, bem como, no mercado de trabalho.esse trabalho é desenvolvido em parceria com as famílias,através de reuniões de pais e atendimento individual, visita às famílias, com as escolas dos educandos, através do acompanhamento escolar e atividades conjuntas.

Atividades realizadas Aulas de Canto coral, Flauta, Violão, Teoria musical, musicalização, prática em conjunto, capoeira, Informática, Leitura e escrita e literatura e história da arte são atividades desenvolvidas dentro do plano pedagógico que visa à integração entre cultura, tecnologia, educação formal e formação, da consciência reflexiva da realidade vivida pelo educando. Com vistas a formação musical as estratégias e ações implementadas se inserem dentro do contato direto com a formação cultural e educação através da arte. Ao mesmo tempo em que, a educação formal, com reforço escolar, e a valorização dos conceitos familiares e comunitários são trabalhadas atividades que envolvem leitura, história e capoeira. A formação continuada e atualização de conhecimentos dos educadores por meio de seminários para debate e planejamento periódicos a fim de manter contato entre teoria e prática.São oferecidas e aplicadas ainda atividades de desenvolvimento das competências relativas à cooperação e construção do saber.

A inter-relação Instituição e sociedade também são valorizadas por meio de visitas a escolas públicas e observação de desempenho escolar,
pois é objetivo integrar estes dois ambientes imprescindíveis para o sucesso do Projeto. Acompanhamento psicológico como maneira de melhor compreender e sanar dificuldades e apontar caminhos mais eficazes de diálogo com educandos.Visitas culturais como meio de proporcionar contato com mundos, formas de expressão e pensamentos diferentes daqueles que são trabalhados em sala, exercício pleno da capacidade observadora, formadora de opinião e ampliação de conhecimento.

Saídas culturais ademais do saber adquirido poder vê-lo em prática e poder fazer juízo de valor daquilo que foi posto na teoria em sala de aula. O esporte como prática definidora de objetivos e exercedora de influência na personalidade e comportamento do indivíduo. Soma–se a isso a pratica discursiva e critica da sociedade com a transmissão da opinião através do programa Nas Ondas do Rádio em Orós, onde os educandos praticam o que aprendem e mostram os resultados do trabalho de pesquisa.